Lisboa, Lisboa

Bem... Hoje estou aqui para dissertar sobre Lisboa e as questões que quem é do Porto e vai, com relativa frequência, à capital.

Ora... Por força do trabalho sou obrigado a deslocar-me, mensalmente, à capital de Portugal. Umas vezes vou de comboio, alfa pendular, 1ª classe claro, também tenho direito aos meus luxos; outras vezes de carro, a conduzir ou não.

A primeira conclusão que já tinha tirado antes de me deslocar em trabalho, é que Lisboa é, realmente e sem sombra de dúvida, a capital. O trânsito, as avenidas, o movimento, o stress que se faz sentir em cada pessoa que se desloca atarefada, senti nas deslocações em trabalho que Lisboa é tipo "city that never sleeps". Além disso, outra característica que a identifica como capital, são as oportunidades de trabalho que considero serem maiores, tal como os ordenados. E isto é evidenciado nas pessoas, na forma de vestir, nas "tias" (principalmente quando estive em Cascais), e nos carros, eh pah, o pessoal em Lisboa troca de carro quê, de 3 em 3 anos?? E carros acima dos 20.000 € por norma. Tudo isto identifica desde logo esta cidade como capital.

Mas... Mas... Nem tudo é assim tão bonito... Das primeiras vezes ficamos com a sensação de ser uma cidade do cara***. Mas quando nos deslocamos à cidade vezes suficientes assistimos e notamos nos pormenores que me levaram a escrever este Post. E atenção que não trago à colação a minha preferência clubística!

Vamos ao bom da Grande Lisboa...
- O Parque das Nações... É engraçado, consegue-se passar lá um bom tempo num sítio propício a umas boas fotos.
- A mobilidade. Quando vou de comboio à capital e me desloco, quer de taxi, quer de metro, acho que está bem munida de transportes públicos, pois nunca tive de esperar muito por qualquer transporte.
- As estradas. São grandes avenidas, com muitas faixas de rodagem... Sentimo-nos pequenos... E acho que poucas são as ruas "más" por que circulei por Lisboa. Mas para isso temos de conhecer a cidade e aguentar o trânsito (já lá vamos...)
- A zona do Saldanha... Gosto muito... Não sei porquê... Gosto...
- As duas pontes sobre o Tejo... Tanto uma como outra... Acho que são um ponto positivo.
- O Bairro Alto... Tem a sua mística...
- A bela e fotogénica Estaçao do Oriente.
- As oportunidades (como referi na introdução).
- Admito que as pessoas em Lisboa conduzem bem... Sou forçado a admitir...
- A Baixa Pombalina.
- O Terreiro do Paço.

Agora o que perturba...
- Lisboa é velha... Os edifícios não são cuidados e estão sujos... É uma cidade velha... Vou a escritórios de pessoas ligadas ao ramo jurídico e os escritórios são... Mediocres...
- Lisboa é complicada... As estradas em Lisboa, apesar de boas, são complicadas... Inúmeras vezes me desloquei a Lisboa e sinceramente... Ainda não me oriento lá no meio sem GPS e mesmo o GPS se passa para encontrar o satélite no meio de tantos prédios altos.
- Lisboa é fria... A própria cidade tem um aspecto frio, não nos acolhe no sentido de nos apresentar pessoas afáveis, simpáticas, bem dispostas e dispostas a ajudar e a imagem cinzente não ajuda.
- Lisboa é antipática. As pessoas são antipáticas, não sei se é pelo stress mas acho que Lisboa apresenta uma antipatia cruel aos do "estrangeiro". Já pedi cafés em Lisboa sem iniciarem a conversa com "Bom dia" ou "Boa tarde" e com as chávenas a queixarem-se devida à força em que são pousadas nas mesas. Já fui quase insultado num parque de estacionamento quando a razão me pertencia. Principalmente na área da restauração isso acontece, pedir um café, pedir o almoço, pedir uma bebida, pedir "fast food" implica serem antipáticos com o cliente? Talvez em Lisboa seja normal, no Porto, é impossível, nunca fui maltratado num café e a boa disposição é ponto assente! Temos a pronúncia, é verdade, mas não me importo desse facto quando sou atendido com um sorriso.
- Há um facto que também é estranho... Em Lisboa acho que não se trabalha metade do que se trabalha em outros locais. Por exemplo, considero que se trabalha muito mais no Porto que em Lisboa mas... Atenção... Nunca trabalhei assiduamente na capital mas por ter assuntos a tratar lá cheguei a essa conclusão. Mais, sexta feira Lisboa pára! Mas completamente! Tudo o que tenha para resolver sexta feira em Lisboa, esquece... Parece que Lisboa fecha as portas, então sexta feira de tarde... Praticamente impossível. Mas, por um lisboeta fui informado de que segunda feira é o dia em que mais se trabalha, pudera!!! Deixaram o trabalho de sexta por fazer!!!!! No Porto acho que preferimos passar o fim de semana sem trabalho na cabeça e a segunda é sem dúvida o pior dia da semana.
- A comida. Poucas vezes comi bem em Lisboa. No Porto, 6€ chegam para nos alimentarmos bem... Com um bom prato, boa comida, um café bem tirado, um fino fresquinho... Em Lisboa... Para nos alimentarmos é alto filme... Não sei como o pessoal lá consegue alimentar-se bem. Recordo agora ter ido ao amoreiras almoçar... Comida fria, sem sabor, pouca comida, nada estava bom... Comentário... "Comeste bem? Não... Mas isso não interessa, fui almoçar ao amoreiras!!" (=sou chique/queque).
- O aeroporto. Bem... Nunca façam escala em Lisboa. Eu muito ouvi dizer que perdiam as malas em Lisboa. Não sabia ser verdade. Mas pelos vistos... O Rui aprendeu isso da pior forma e eu posso confirmar. Em Lisboa perdem-se as malas dos passageiros. E uma piadita agora... Pois... o vôo foi a uma sexta feira à tarde! Não admira que a mala tenha ficado em Lisboa!
- O trânsito. Eu não me acreditava e a televisão não consegue transmitir. Era preciso uma grande angular de cerca de 2 mm sem ser fisheye para captar a fila de carros desde a Ponte 25 de Abril até ao Fogueteiro. Eh pah, eu quando lá passei (em sentido contrário e a rir-me daqueles cromos todos a serem ultrapassados pelo comboio, pois... O comboio passa ali!!!) passei-me com tantos carros! Nunca na minha vida vi! Nem mesmo por causa de um acidente! Mas isto explica a antipatia de Lisboa, acordar a pensar... "Bem... são 2 horas de trânsito... Se tiver sorte!!!" E acordar meia horinha mais cedo não??? De certeza que ainda tem tempo para ler o jornal acompanhado de um café e uma nata!
- As p*tas das placas nas estradas. Por acaso alguem se lembrou que em Lisboa não andam só Lisboetas??? É que se eu me for a acreditar e esperar pelas placas, passo as saídas todas!!!! Ou então faço uma manobra perigosa para conseguir sair onde devia... Relembrando... Há um tunel em lisboa que 1ª placa a dizer A2 aparece a seguir a um túnel, exactamente onde também é a saída. "Ora, onde é que eu tenho de virar?!?!?! Era ali... F*dass!" Relembro também uma ida com os pais ao Parque das Nações... "Placas... Placas... Placas... Onde é que eu tenho de virar?!?!?! Era ali... F*dass!"
- O parque de estacionamento do Amoreiras especificamente. Mas que m*rda é aquela??? Eu, guiado pelo GPS, lá consegui entrar no parque do Amoreiras plaza... Depois, como em qualquer parque de estacionamento, viro à direita para procurar lugar e depois o normal é andar aos círculos ou coisa parecida à procura de lugar. Entro em no parque viro à direita... Encontrei uma placa a dizer "SAÍDA". Espantado com tal palavra disse "Mas eu acabei de entrar!!! E não quero sair, quero estacionar!!!!". Bem... Mas o erro estava feito e não dava para continuar dentro do parque... É normal isto??? Eu só queria um lugar, não queria sair!!! Espero que haja Lisboetas que já tenham vindo a qualquer shopping do Porto e entendam o que me refiro. É que cá, se eu quiser continuar dentro do parque, consigo fazê-lo sem ser obrigado a fazer uma inversão de marcha!!!!!!

Resumindo, o que gosto mais em Lisboa... A placa: A1 NORTE

Acho que me estou a esquecer de alguma coisa mas estou confiante que os senhores que também participam no Blog tenham algo a acrescentar... Por isso não me estico mais e dou liberdade para me completarem, contradizerem ou concordarem...

Comentários

  1. Cá está ele... o tão esperado comentário! Hoje aproveito que estou inspirada =)

    Ora bem, começo por dizer que Lisboa, tal como o Porto, e outra qualquer cidade, tem os seus defeitos.
    Sim, Lisboa tem defeitos... alguns já os mencionaste. Os edifícios velhos e sujos, que os há... há, mas na minha opinião o Porto ganha nesse aspecto... pelos passeios pedestres que já dei pela cidade apercebo-me que em termos de velhice arquitectónica o Porto é um pouco pior que Lisboa.

    Uma questão... Quando comeste em Lisboa, fizeste-o em shoppings, certo? Confirmo que não seja o melhor sitio onde fazer uma refeição, a menos que se esteja com pouquíssimo tempo para tal. Se depois quiseres posso-te apontar uma boa dúzia de restaurantes onde comes muitíssimo bem e barato ;)

    Uma coisa que Lisboa tem de fantástico que não mencionaste, provavelmente por ainda não teres tido oportunidade para explorar esse campo... as paisagens, os monumentos, a história. Os miradouros centenários, todos eles com uma vista bem particular, o Elevador de Santa Justa, O Elevador da Glória, Belém, Mosteiro dos Jerónimos, a Sé, o Chiado, a Baixa Pombalina, as Casas de Fado, o Castelo de S.Jorge... Pronto, esta lista para dizer que todas estas "ofertas" culturais servem para esquecer o caos do trânsito, do stress do trabalho...
    Acho que os Lisboetas só são realmente felizes ao fim-de-semana =P
    Na margem sul a história é outra... mas isso fica para um outro post/comentário.

    Beijoca*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares