A mão por trás do mítico Kermit

Foi há 55 anos atrás (em 1955, ano em que também a minha mãe respirava pela primeira vez) que Kermit (ou nos Marretas portugueses Cocas) era apresentado pela primeira vez ao mundo no programa infantil Sam and Friends.

Kermit the Frog foi a criação mais famosa de James Maury Henson; o seu protótipo foi criado a partir de um casaco de senhora verde que a mãe de Henson deitara para a lixeira e duas bolas de ping-pong para os olhos. Mas, na verdade, o muppet com o qual Henson mais de identificava em termos de personalidade era Rowlf the Dog.

James Henson nasceu a 24 de Setembro de 1936. Em 1954, enquanto frequentava ainda o liceu, começou a trabalhar para a WTOP-TV a criar fantoches para um programa infantil que passava aos Sábados de manhã. Enquanto ainda caloiro na faculdade foi convidado a criar o elenco de Sam and Friends, que mais tarde se vieram a chamar de The Muppets (um muppet é um fantoche criado por James Henson ou a sua companhia).

No ano de 1959 Henson casou-se com Jane Ann Nebel que conhecera enquanto ambos caloiros na University of Maryland, College Park, trabalhando em conjunto no projecto dos 'marretas'.

Em 1969 foi convidado a trabalhar com a equipa da Sesame Street.

.

Aparte imensos detalhes e feitos faz hoje, 16 de Maio de 2010, 20 anos que James Henson morreu, deixando para muitos um grande marco de referência às vivências da infância.


Comentários

Mensagens populares