Death and Finance

Como deve ser, aqui vai um "post" que se destina a criticar da forma mais negativa as Finanças do nosso país... E vai escrito de cabeça quente... Get ready!

Não é que recebi a minha liquidação de IRS... Ah pois é! E aviso-vos desde já que não fiquei nada, mas nada bem disposto! Aliás, estragou-me as férias e a boa disposição que me preenchia o espírito! Levou-me a ouvir Rage Against The Machine (boa banda sonora para o momento) para melhorar a revolta e sentimento de injustiça que preencheram o sítio onde residia a boa disposição. E partilho por isso convosco a minha visão mais negra (Death) das Finanças do nosso país (Finance).

Ora, cada vez mais me apercebo que para se viver bem, rouba-se e foge-se ao fisco! Afinal, ninguém vai preso por ficar a dever dinheiro! Para uma pessoa se aguentar, porque mais não é possível, o melhor é mesmo não trabalhar ou trabalhar por conta de outrem! Melhor que isso, o Rendimento de Inserção Social! Esse então é "parasitadamente" justo! E parece que os justos e correctos são, inequívoca, sistematica e constantemente... F#didos! E nunca é inusitada tal injustiça. A justiça fiscal deve ser daquelas a quem a venda caiu dos olhos...

Perguntar-me-á o leitor, mas oh Pedro, se tens de pagar esse valor, também o ganhaste! E não digo que não! Apenas o classifico de injusto e não como é suposto o imposto ser, progressivo, na medida em que quem mais ganha, mais paga! Pois muitos haverá que ganharam o dobro do que eu ganhei, o triplo talvez e decerto não terão pago tanto e quem sabe, mas quem sabe!?!?!, se não terão recebido?????!!!!!????

Passo a dissertar sobre a injustiça da minha situação. Jovem, profissional desde 2006 e, leia-se literalmente, a tentar ganhar a vida. Desvantagem eu não ser hipocondríaco, de forma a gastar dinheiro em médicos!? Defeito meu não querer um Contrato de Trabalho por ser fiel aos princípios e aos objectivos traçados!? Problema meu não comprar medicamentos!? Burrice minha não ir ao oftalmologista tão assiduamente quanto devia!? Falta minha por não ir ao cardiologista controlar o problema no coração!? Imperfeição minha não aproveitar todas estas pequenas coisas, mas nem todos somos perfeitos e o dinheiro que ganho não é assim tanto para gastar em saúde... Resultado: Se não o gasto nos médicos, em saúde, reverte a favor do Estado! Essa entidade de existência improvável que zela pelos interesses do cidadão e pela defesa dos seus Direitos Fundamentais. Pois claro, só se for numa das outras 10 dimensões da String Theory ou dentro da caixa do Schrodinger... Dá-lhe gato!!!

Mas a beleza desta hipocrisia não se cinge e circunscreve nas linhas do último parágrafo! Ora vejamos... Jovem com 25 anos trabalha desde os 20. Tem um objectivo por que luta diariamente e tenta criar o seu saco (vermelho de côr porque, como já repararam, as finanças afastam-me do meu sonho) em que vai colocando uma moeda por mês... Quando tiver muitas moedas e a formação adequada, aquele pequeno tesouro será o seu ponto de partida para montar um escritório, suportar os encargos decorrentes e aguentar os meses de crise de forma a cumprir o seu objectivo da forma que tinha traçado. E é este jovem que tenta juntar algum dinheiro, que trabalha para se aguentar e para um dia trabalhar para si, que anda com um carro de 1998, que faz contas para conseguir aguentar os primeiros tempos que se prevêem difíceis, que tem de estagiar sem receber remuneração mas que suporta as despesas inerentes, que gasta 1.530,00 € em formação complementar, que paga quotas numa Câmara para poder trabalhar, que paga um seguro de responsabilidade civil, que tem de pagar IRS??? E se um dia quiser comprar casa? Ou trocar de carro? Não é legítimo aspirar a tais premissas para ter uma boa vida? Afina, eu trabalho para isso?!?!?! É esta a ajuda do Estado aos jovens que estão a entrar no mundo do trabalho e que vão suportar a crise que os mais actuais e infames incompetentes criaram?

O Estado deve ponderar de forma sensível a mensagem que está a fazer passar a toda a geração posterior à nossa (1984). Porque essa mensagem diz, tão somente, fujam ao fisco o máximo que possam, façam o favor de nascer em berço de ouro e não criem empresas ou trabalhem sozinhos, porque aí, o Estado presumirá que são ricos e optará por injustamente se locupletar no IRS. E mais... Sempre têm o Rendimento de Inserção social, bastando para tal trabalhar alguns anos e ter muitos filhos, pois dessa forma, compensa largamente. Serei eu o único a ouvir relatos de pessoas repletas de honra, dignidade e espírito de ajuda pelo próximo, que deixaram de trabalhar para viver do Rendimento de Inserção Social porque ganham mais? Ganham mais!!!!! Feitas as contas, apenas 50% do que eu ganho é lucro face às despesas! Ando a ser muito enganado...

Hipóteses para fugir a esta injustiça? Não há! O Estado não diferencia pessoas consoante critérios como profissão ou idade. Nem o poderia fazer porque... Dá trabalho! E mais que isso, eu não posso trabalhar sujeito a Contrato de Trabalho, eu não posso trabalhar sem pagar quotas e todas as despesas são, efectivamente, necessárias e indispensáveis. Além disso, não tenho um volume de negócios que me habilite a sair do regime simplificado em detrimento de uma contabilidade organizada para poder apresentar despesas... Mas sou paciente pois terei esse volume... E aí sim, vou buscar tudo o que ando a perder.

Mas querem mais ironia das Finanças? 2006 foi o primeiro ano em que trabalhei e passei um único recibo de € 120,00. Como o montante foi pequeno, não apresentei sequer a declaração Modelo 3 em 2007. Em 2008, fui notificado que deveria apresentar a Declaração de 2006 ou enviar uma justificação, logo, enviei justificação. Em 2009, com nova Declaração, fui notificado novamente para apresentar a Declaração de 2006 ou apresentar justificação, logo, enviei justificação. Em 2010, com nova Declaração, fui, novamente, notificado para apresentar a Declaração de 2006 ou enviar justificação, logo, enviei justificação. Ou seja, eles ignoraram completamente qualquer das três justificações que já apresentei! Nem tão pouco uma resposta enviaram em como foi recebida e irá ser analisada. Por causa de € 120,00??? Será que por causa disso poderei atrasar o pagamento do meu IRS até eles me responderem? Ou atrasar-me o mesmo que eles se atrasam?

Mas não, vou optar por dar a conhecer directamente às Finanças a minha situação. A dissertação que aqui fiz, vai constar num requerimento a solicitar o pagamento do IRS em prestações, mas em muitas! Porque com a exposição que vou fazer, até se vão sentir mal de me cobrar o imposto! Lol.

Mas querem saber a parte mais bela e distinta? Eu podia passar o pouco dinheiro que tenho na minha conta para a conta do meu pai ou mãe e esperar que me executem... Não tenho nada! Não iria preso e em nada me impediria de trabalhar como trabalho. Não me podiam penhorar o vencimento porque sou trabalhador independente, não me poderiam penhorar reembolso do IRS porque não tenho qualquer valor a receber, o carro é do pai, a casa também... Ninguém me tocava e em nada me afectava os planos futuros... Se nós fôssemos todos iguais... Isto era o verdadeiro Project Mayhem!!

Peço desculpa pelo longo e extenso texto mas isto deve ser publicado para quem quiser ler... E mais... Isto deixa-me lixado com F... F#dido!!!

Comentários

  1. ...let's start a revolution! Let's make everyone equal!

    "In the world I see – you're stalking elk through the damp canyon forests around the ruins of Rockefeller Center. You will wear leather clothes that last you the rest of your life. You will climb the wrist thick kudzu vines that wrap the Sears Tower. You will see tiny figures pounding corn and laying strips of venison on the empty car pool lane of an abandoned superhighway."

    Let's fuck everything and start from scratch!

    ...in Tyler we trust...

    ResponderEliminar
  2. Em tão grande indignação, cheguei ao fim e não percebi. De que te queixas das finanças??? O facto de à 4 anos te exigirem uma justificação ou de eles ainda não terem feito nada??? Porque aí é que reside o problema, em vez de fod€£%@ os "artistas" que por aí andam a dever milhares/milhões de euros ao estado, limitam-se a pedir justificações...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares